terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como Tarefar Serviços na Obra em 10 passos!

As tarefas estão cada dia mais comuns nas obras com o objetivo de aumentar a produtividade dos profissionais.
Entretanto, para que os serviços tarefados sejam sucesso na sua obra você precisa ter alguns cuidados que são importantes, veja abaixo:
1.    Tarefar serviços que tenham grandes quantidades (alvenarias, revestimentos, formas, armações);
2.    Consultar o preço de custo da mão de obra na Composição de Custo Unitário do serviço;
3.    Atrelar a tarefa a uma produção mínima que o profissional tenha que atingir;
4.    Fazer os serviços tarefados em pacotes por semana;
5.    Se o profissional faltar durante a tarefa deve-se descontar o dia em dobro da tarefa da semana;
6.    Fazer a apropriação das tarefas semanalmente junto com os encarregados e alimentar uma planilha de controle de tarefas (boa tarefa para os estagiários);
7.    Serviços que envolvem equipes, que não podem ser tarefados individualmente, tem a tarefa determinada para toda a equipe. O profissional que faltar durante a tarefa tem o dia de falta descontado em dobro. Essa dinâmica serve principalmente para serviços de carpintaria, armação e montagens
8.    As tarefas devem contemplar “serviços entregues completos” para que as equipes de serviços tarefados não deixem retrabalhos para trás e que os serviços tarefados mantenham a qualidade desejada para a obra.
9.    Ao fazer a planilha de fechamento das tarefas não deixar de cruzar os dados com a lista de faltas do período para fazer os descontos;
10.  Tarefas muito puxadas e inatingíveis geram desânimo da equipe de produção porque não vão conseguir atingir os índices. Tenha sempre o cuidado de não definir tarefas com índices elevados.

Exemplo: Reboco.
O profissional tem por tarefa executar 15,0m2 de reboco por dia, ou seja, 75,0m2 por semana. O que ele executar a mais ele recebe em horas-premio. Ou seja, se durante a semana o profissional executou 85,0m2 ele recebe 10,0 horas-prêmio nessa tarefa.
Exemplo: Montagem de forma de laje nervurada.
Calcula-se quantos m2 tem de forma e quantos profissionais vão estar na tarefa. Com o valor unitário de m2 de forma que cada profissional tem que montar, você chega no número de dias que a tarefa vai durar. Abre-se assim a tarefa. Nesse caso ela deve contemplar um “serviço entregue completo”, ou seja, separação de material, forma, travamento, desforma e limpeza da área.
Exemplo: Assentamento de azulejos 20x20cm
Na planilha de custo diz que um profissional assenta 1,50m2 por hora de azulejo 20x20. Ou seja, por dia ele deve assentar 9,0hx1,50m2/h = 13,50m2. Assim, pelo índice (1,50m2/h) a cada 1,50m2 a mais que o profissional assentar de azulejo ele recebe 1,0 hora-prêmio.


Abraço a todos!
Pedreirão

Nenhum comentário: