sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cálculo de Escadas, Passo a Passo!

Amigos, o cálculo de escadas gera muitas dúvidas em todos os profissionais. Entretanto, a partir do momento que entende-se o procedimento de cálculo fica muito fácil e você pode calcular qualquer escada, independente da sua forma.

As escadas são compostas dos seguintes elementos:
  • Piso: é a superfície horizontal aonde pisamos com o nosso pé ao subir uma escada. São conhecidos também como degraus da escada;
  • Espelho: é a superfície vertical entre um piso (degrau) e outro. Aonde batemos com a ponta do nosso pé ao subir uma escada;
  • Patamar: é a superfície horizontal mais cumprida que os pisos (degraus). Servem como descanso ao subir uma escada que vence uma grande altura. Nem toda escada possui patamar;
  • Guarda-corpo: é o elemento vertical ao longo das escadas que serve de proteção para as pessoas não cairem da escada;
  • Corrimão: é um elemento presente no guarda-corpo da escada e serve para as pessoas apoiarem as mãos ao subir ou descer uma escada.
Macete 1: Jamais calcule uma escada pela sua Diagonal! É fazer e errar!

Para o cálculo do conforto de escadas (ao subir ou descer) utilizamos a fórmula de Blondel:

2E + P = +/- 64cm
onde:

E = espelho
P = piso

Assim, se uma escada terá um piso = 28cm (mínimo exigido pelo Corpo de Bombeiros), qual será o seu espelho?

2E + 28 = 64
2E = 64 - 28
2E = 36
E = 18cm
Ou seja, o espelho (E) da escada será de 18cm.

Número de espelhos: para o cálculo utilizamos a seguinte relação:

Num. E = PD/E

onde:
Num. E = número de espelhos
PD = pé direito
E = espelho

Assim, se uma edificação tem de piso a piso de 288cm, qual será o número de espelhos?

Num. E = PD/E
Num. E = 288/18
Num. E = 16
Ou seja, a escada terá 16 espelhos de 18cm de altura cada.

Número de pisos: para o cálculo utilizamos a seguinte relação:

Num. P = Num. E - 1

onde:
Num. P = número de pisos
Num. E = número de espelhos

Assim, se o número de espelhos da nossa escada é 16, qual será o número de pisos?

Num. P = Num. E - 1
Num. P = 16 - 1
Num. P = 15
Ou seja, a escada terá 15 pisos (degraus) de 28cm de comprimento.

Largura das escadas:
A largura mínima de uma escada de uma edificação residencial unifamiliar (escada de uma casa de dois ou três pavimentos, escada interna de uma cobertura de prédio) deve ser de 80cm.
A largura de escadas de edificações comerciais e residenciais multifamiliares (prédios) devem ser calculadas de acordo com a legislação do Corpo de Bombeiros de cada Estado brasileiro.

Esse é um tema mais complicado de absorver as informações, mas com atenção e treino fica fácil calcular qualquer tipo de escada.



Abraço a todos!
Pedreirão.

50 comentários:

Fabio Marquardt disse...

Porque +/- 64cm na fórmula de Blondel?

Menezes disse...

deve-se usar os termos de largura e comprimento para elucidar os calculos

Unknown disse...

Porque sé usa +/-64 se o resultado do cálculo deve estar entre 64 e 63.

Oscar Brand disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bruna Renata disse...

Não entendi o valor do pé direito sendo ue no projeto esta 415 cm e na fórmula você usou 288 cm

Unknown disse...

e se o numero de pisos der numeros decimal? como faz ? ignoro o resto e considero o inteiro ?

Pedro disse...

Bruna, 4,15mt é o do projeto,que já tem os pisos e espelhos calculados na tabela ao lado da escada. A outra medida é um exemplo dado para fazer o cálculo, que resumindo, tanto 4,15mt quanto 2,88mt o cálculo foi o mesmo.

Anônimo disse...

ola quero fazer um comodo pegueno pra peguena empresa tem 2,50 de largura por 3,00 de comprimento mas escada seria da medida de 0 x 2,50 o ideal mas sera um pegueno sobrado

allan disse...

queria saber pq usa-se +/- 64 na formula. de onde vem esse 64?

Unknown disse...

Galera é o seguinte! Muitas pessoas ficaram na Dúvida quanto ao Cálculo de Escadas! Então eu vou esclarecer! A escada do exemplo tem um Pé Direito(Altura)de 4,15 Metros com 6,88 Metros de comprimento! Vou ensinar um cálculo simples e rápido! Você vai dividir o Pé Direito(Altura) por 18,20cm que é a altura do espelho! Essa medida é estabelecida pelo corpo de bombeiros. Ao dividir você encontrou quantos espelhos tem essa escada. Para encontrar os degraus, basta subtrair 1 do número de espelhos encontrados! Então vamos lá! 4,15 dividido 18,20 é igual a 0,228 ou seja 23 espelhos! 23 espelhos porque o número deu 0,228! Então arredondamos para 0,230! A quantidade de pisos então vai dar 22! Uma informação importante: A largura mínima de um degrau deve ser de 25cm para áreas domiciliares e 27cm para áreas comercias! Então vamos ver se a escada do exemplo tem esses requisitos. Para saber se ela tem é simples basta dividir o comprimento da escada pela quantidade de degraus! 6,88 dividido por 22 que dá 0,312. Ou seja, o degrau tem 31,27cm! Essa escada está aprovada! Resmuno; a Escada tem 23 espelhos, 22 degraus. Os espelhos tem 18,20cm de altura e os degraus 31,27 de larguras!

Uchida disse...

Gostei muito dessa explicação, o site explicou 10X melhor que minha professora, é triste e feliz ao mesmo tempo pois achei um conteúdo extremamente bom que posso usufruir na hora da prova! Grato.

Anônimo disse...

o 64 é resultado de medida padrão de uma escada proporcional ou seja;
2.e + p igual a + ou - 64 ou 63

exemplo;
2*18cm + 28 igual 64
36 + 28 igual 64

Anônimo disse...

Para um estabelecimento comercial. EX: Restaurante
Uma escada confortável para os clientes, utiliza-se o mesmo calculo??

Milton disse...

Eu tenho uma parede de 290 cm de altura e 310 cm de comprimento. Como fazer uma escada nesse espaço com um piso de medida boa? Pois futuramente eu pretendo alugar a casa para finais de semana.
Favor enviar informações para o meu e-mail:
miltonribeiros@gmail.com

Anônimo disse...

BOM DIA! na minha casa quero fazer uma escada so que ta dando 18cm de altura por 18cm de comprimento,quero saber se posso fazer assim ou como calcular e a escada vai ser de madeira me responde por favor obrigado sirley!

Anônimo disse...

Parabéns.Valeu a dica.

Anônimo disse...

como calcular uma escada e m u com 250 comprimento por 290 de pé direito com patamar de 80 em leque e piso de 28 espelho 18 será que e 6x 28 + 4 em leque e + 6 x 28 com 17 espelhos de 18

Unknown disse...

Como calcular uma escada com pé direito de 5,92m?

Me ajudem!!!

Unknown disse...

Como calcular o comprimento de 350 metros

Unknown disse...

Ajuda o meu marido

Anônimo disse...

Posso fazer uma escada num espaço de 2.80m alt por 3.00m comp.? Praticamente 45°. Será q dá?
Se alguém puder ajudar agd.
luis.cesar2mx@gmail.com

Anônimo disse...

por favor alguém me ajude quero fazer uma escada num espaço de 13mt de comprimento e 6mt de altura quantos patamar tenho que colocar e quantos espelho e quanto pé direito.

Se alguém puder ajudar agd.

Anônimo disse...

por favor alguém me ajude quero fazer uma escada num espaço de 13mt de comprimento e 6mt de altura quantos patamar tenho que colocar e quantos espelho e quanto pé direito.

Se alguém puder ajudar agd.
ricardomoreno2009_@hotmail.com

Duda1997 disse...

Pega 600cm alt. Divide por 15 cm ai vc tem 40 degraus.
Dívida agora a distância ex. 1300 por 40. Pronto agora sab que tem 40 degraus de 32 cm kda.

Duda1997 disse...

Pega 600cm alt. Divide por 15 cm ai vc tem 40 degraus.
Dívida agora a distância ex. 1300 por 40. Pronto agora sab que tem 40 degraus de 32 cm kda.

Anônimo disse...

gostaria de saber quantos degraus dá em um ecada de 5 metros meu terreno e no alto então escada será em uma reta.obrigada

Unknown disse...

Oi pessoal, tenho que fazer uma escada do térreo para o primeiro andar.
O vão tem 2.88 de altura por 2.36 de comprimento.
Não consigo fazer o cálculo ! Help

Unknown disse...

Oi pessoal, tenho que fazer uma escada do térreo para o primeiro andar.
O vão tem 2.88 de altura por 2.36 de comprimento.
Não consigo fazer o cálculo ! Help

Unknown disse...

Gostaria de calcular uma escada com um vão de 1,10 por 1,45 e uns 6 metros de altura.

Unknown disse...

disponho do espaço com um comprimento de 3,00m por 3,12 de altura,gostaria de ajuda no calculo,obrigado

Unknown disse...

como fica o calculo de uma escada com altura de 250?

Unknown disse...

bom dia,tenho um ponto comercial q tem do chao ate a laje 4.70 de altura e tenho muitas duvidas como fazer esta escada e numeros de degraus sendo q a escada vai ficar por fora do ponto comercial.

Unknown disse...

Boa noite. Tenho que construir uma escada com " 4M ", de extensão.
Espelho de quanto devo colocar:
O piso deve ser de:
O patamar deve ser de:
Por favor me ajudem.

Unknown disse...

Boa noite. Tenho que construir uma escada com " 4M ", de extensão.
Espelho de quanto devo colocar:
O piso deve ser de:
O patamar deve ser de:
Por favor me ajudem.

Willian Marques disse...

Elzi primeiro encontre o numero de degraus que deseja e também o pé direito.
Por exemplo, se tem o altura de parede de 2,70. divida 2,70/15, deve dar 18.
18+18=36 - 63 = 27. 27 será a largura do piso da escada. 27 x 14 (primeiro degrau não conta, é o piso) dará 27x14=3,78 será a área necessária para sua escada. LEmbre, tanto a chegada quanto a partida da escada deve ser livre e confortável?

Unknown disse...

Eu quero fazer uma escada.a autura da parede e de 300 metros.ai eu tenho que dividir 300 metro por 18.


Unknown disse...

Ola bom dia, quero construir uma escada com patamar na área externa mais a minha laje tem 4 metros de altura. Ela vai ficar em forma de L, qual a distância do inicio para o patamar.

Unknown disse...

Eu preciso fazer uma escada, o meu pedreiro diz que temos 3,430 Altura e ele quer fazer uma escada com 24 degraus com um espelho de 15cm com um pisante de 30cm, e vai fazer a laje com 6,250 de comprimento essa conta vai dar certo?

Unknown disse...

Blondel era alemão, e estudou como as pessoas andavam e percebeu que a distância de uma passada do passo de uma pessoa é aproximadamente 64cm, mas como os alemães são grandes então seu passo será maior que o nosso... poderemos então adotar 63 por aí... não sei se ficou claro.

Unknown disse...

Olá amigo tou fazendo em minha casa uma escada de 4 metros mais não consegui fazer a soma e divisão para o total de degraus pode me ajudar não sou profissional mais fasso um poco de cada grato

Unknown disse...

Olá amigo tou fazendo em minha casa uma escada de 4 metros mais não consegui fazer a soma e divisão para o total de degraus pode me ajudar não sou profissional mais fasso um poco de cada grato

Unknown disse...

Caros amigos tenho um espaço de 2,50 por 2,70 de alturaestou tentando fazer a soma de degraus mais não estou achando está soma podem me ajudar por favor a escada e interna ok obrigado

Anônimo disse...

Uma duvida: todo último degrau de uma escada de concreto armado deve estar finalizado/apoiado em uma viga? Ou só de estar finalizado/ apoiado na parte da laje já é o suficiente?

martins disse...

preciso de ajuda tenho uma escada ja pronta so que o pedreiro que fez errou tenho que concertar ficou muito pesada p:030 por e:027m

Anônimo disse...

64 eh uma constante
Eh um valor considerado seguro e tolerante para ter uma escada confortável.

Unknown disse...

Meu pedreiro errou no cálculo da minha escada em Leque e em L agora ninguém sabe como consertar. Como eu faço o cálculo?

Anônimo disse...

Eu posso fazer de uma que fique 66 cm?
Fiz um desenho com 18 cm de espelho e 30 cm de piso.

Unknown disse...

Quero fazer uma escada tenho 2.80,de altura e 3.40 de enclinacao

Anônimo disse...

Esse site é furado.ninguém responde nada kkk

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre corrimao de escada