domingo, 1 de abril de 2012

Como Instalar Calhas, Passo a Passo!

Amigos, as calhas tem a função de coletar as águas da chuva que caem no telhado e direcioná-las para a rede pública de águas pluviais ou para o reservatório inferior do sistema de reuso de água, que está se tornando cada vez mais comum em novas construções.

Macete 01: jamais ligue o esgoto da sua edificação na rede de águas pluviais! A rede de esgoto e a rede de águas pluviais tem direcionamentos diferentes.

As calhas podem ser em chapa galvanizada ou galvalume, alumínio e PVC. Os materiais tem características e durabilidade semelhantes, na hora da escolha ambos vão atendê-lo bem.


Elas devem ser bem dimensionadas, confeccionadas, instaladas e com manutenção preventiva de vazamentos em dia porque as calhas transportam água e os maiores problemas de manutenção em casas, prédios e lojas são relacionados a água, as infiltrações.
  • As calhas devem ter inclinação de 1% no sentido do caimento para os bocais (descidas de água);
  • Apesar de leves as calhas precisam de suportes que devem ser resistentes e dimensionados para quando elas estiverem cheias de água. As calhas não podem "envergar" quando cheias de água;
  • Deve-se colocar nos bocais (descidas) das calhas as grelhas protetoras que não permitem a passagem de folhas, evitando o entupimento das descidas com folhas, plásticos ou outros objetos sólidos.


Para o serviço de calhas o indicado é contratar uma empresa  especializada porque eles medem a calha que será instalada na sua casa, dobram a chapa (no caso de calha galvanizada, galvalume e alumínio) e entregam pronta para instalar. Algumas empresas até instalam as calhas no seu telhado. Prefira esse tipo de serviço feito por profissionais porque evita vazamentos e dor de cabeça em dias de chuvas fortes. Entretanto, mesmo assim, vamos mostrar como montar e instalar calhas, passo a passo!

Materiais e ferramentas necessários: Para montar e instalar as calhas precisamos de rebites e rebitadeira, veda-calha, furadeira e brocas.

Unir as calhas: para unir as calhas deixe um trespasse entre as peças de 10cm a 15cm. Entre as calhas faça duas linhas de costura com o veda-calha, faça a união das peças e costura a calha rebitando-a com uma ou duas fileiras de rebite. Ao rebitar toda a calha vede a cabeça dos rebites também com o veda-calha. Esse processo é muito importante e deve ser muito bem feito porque são nesses pontos que podem aparecer os vazamentos.
  

Montar os bocais: Para montar os bocais é necessário abrir os buracos no fundo da calha. Teste se os bocais estão passando pelas aberturas feitas. Em seguida, solde os bocais na calha. Há alguns calheiros que ao invés de soldar preferem fazer a instalação dos bocais com Sikaflex 1A. prefira a solda.



Montar as cabeceiras: As cabeceiras são as extremidades das calhas, são as tampas. A montagem das cabeceiras é o mesmo processo de união das calhas. Costura com veda-calha, linhas de rebites, veda-calha na cabeça dos rebites.


Montar os suportes: Os suportes devem ser montados com espaçamento entre 1,20m e 1,80m. Esse espaçamento é definido de acordo com o tamanho da calha, a quantidade de água que passa por ela, etc.

Macete 02: Não deixe de puxar uma linha mestra para instalar os suportes alinhados.


Instalar a calha: A calha deve ser colocada sobre o suporte e entrar sem ser forçada e sem ficar folgada. Após colocar as calhas faça a ligação da tubulação nos bocais, ou seja, ligando a calha no sistema de drenagem. A tubulação de descida da calha deve ser compatível com o tamanho da calha. Em casas de até 02 pavimentos, o dimensionamento da tubulação de descida pede, geralmente, DN 75mm ou DN 100mm. Pode ser de PVC.


Inserir as grelhas: A calha está toda instalada. Coloque as grelhas nos bocais. Elas não permitem que desçam folhas e objetos pela tubulação evitando entupimentos.


Testar a calha: A calha está pronta. Vamos testá-la. Coloque uma mangueira no meio da calha e ligue a torneira no máximo. Se tudo foi feito com atenção e qualidade, você não terá vazamentos. Se tiver algum ponto vazamento refaça o serviço para sanar o problema.




 Veja também os tópicos:





Abraço a todos!
Pedreirão.

7 comentários:

Anônimo disse...

olá necessito desse serviço, mas não posso realizá-lo. por favor me indique alguém que possa razer.
grato

Anônimo disse...

boa noite, fiquei feliz e satisfeito pela orientação, já estou com minha calha toda comprada e na procura via net fiquei muito satisfeito com as dicas, estarei economizando a mão de obra pois é a parte mais cara do projeto é a mão de obra e me sinto bem qualificado, pois de tudo faço um pouco, parabens e sucesso. jorge.

Anônimo disse...

bom dia, gostaria de saber como pode ser feita a solda destas calhas. qual o tipo de solda e maquina?

ribeiro_enm@yahoo.com.br

Anônimo disse...

boa tarde,eu conversei com o vendedor de calhas e ele disse que posso parafusa-las diretamente nas telhas de fibrocimento,mas acredito que se fizer assim não terei como dar a caida nescessaria para escoar a agua.vc pode me dar uma luz nesta parte

Unknown disse...

Como os calheiros calcular a Mao de obra?

Unknown disse...

Como os calheiros calcular a Mao de obra?

Unknown disse...

A solda é feita com stanho em barra 50% stanho 50% chumbo. Ela é uma solda quente que se usa massarico a gas e um machado de cobre pra derreter e tambem um acido sulfúrico para dar a aderência e o estanho grudar