quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Execução de Reboco, Passo a Passo!

Amigos, o reboco é a aplicação de argamassa de cimento e areia nas paredes de tijolos cerâmicos ou blocos de concreto e tem a função de formar uma superfície impermeabilizante quanto água; uma superfície lisa para receber acabamentos como tintas, texturas, papéis de parede; confere acústica e propriedades térmicas proporcionando conforto ambiental (ambiente com temperatura mais amena que o meio externo).

O reboco externo tem uma espessura média de 20mm ou 2cm. Já o reboco interno tem uma espessura média de 15mm ou 1,5cm. Entretanto para conseguir essas espessuras a alvenaria tem que ter sido executada com qualidade em relação a prumo, alinhamento, esquadro e qualidade dos tijolos ou blocos. Veja mais sobre alvenarias em: Execução de Alvenaria, Passo a Passo! Parades que apresentam alguns dos problemas citados fazem que o reboco possa engrossar sua espessura, aumentando o consumo de argamassa, elevando o custo do serviço.
Macete 1: Antes de aplicar o reboco nas paredes elas já devem ter sido chapiscadas. Veja mais sobre chapisco em: Execução de Chapisco, Passo a Passo!

Vejam abaixo como executar o reboco, passo a passo:

1. Executar as mestras do reboco: as mestras que vão definir a espessura do reboco e guiar o sarrafeamento da parede;

2. Rodar o traço de argamassa de reboco: na betoneira rodar o traço de argamassa de reboco 1:6 (1 parte de cimento para 6 partes de areia) com o auxílio de padiolas.

Macete 2: É importante usar algum aditivo plastificante de argamassa de reboco ou aditivo que substitiu a cal. Geralmente usa-se de 50ml a 100ml por saco de cimento, e tem um custo barato. Veja mais em: Aditivos para argamassas de reboco, passo a passo!

3. Aplique a argamassa na parede: com o auxílio da colher e desempenadeira de pedreiro, seguindo a espessura das mestras;

4. Deixe a argamassa “puxar”. Isso, nada mais é que, deixar a massa descansar para que ela perca um pouco de água para você conseguir sarrafear a massa. Macete 3: Geralmente a massa demora de 45min a 60min para puxar, dependendo do clima: está de sol forte? Está nublado? A parede está sob sombra de árvore? Está úmido?

Macete 4: se você der o acabamento na massa “verde”, ou seja, que ainda não deu pega, o reboco vai trincar todo.

5. Sarrafear a massa: após a massa puxar inicie o sarrafeamento com a régua de alumínio de 2,0m. inicie o sarrafeamento de cima para baixo seguindo as mestras e cruzando a régua entre as mestras para que o pano de reboco fique no prumo e bem acabado;

6. Desempenar a massa: com a desempenadeira de pedreiro inicie o desempeno e acabamento da massa em movimentos circulares retirando os excessos que a régua de alumínio não conseguir retirar. Com a trincha jogue um pouco de água nos pontos aonde a massa já está mais dura e difícil de passar a desempenadeira. Faça isso até que o reboco fique liso e bem acabado.

Macete 5: no encontro de uma massa de reboco velho com o reboco novo desempene a massa no sentido do reboco velho para o novo. O objetivo é ter uma emenda de massas bem feita, sem marcas;

Pronto! Seguindo esses passos você está com o seu reboco pronto e de boa qualidade. Lembre-se sempre que um bom reboco é que vai revelar uma boa superfície acabada seja com tinta, textura, azulejo, papel de parede.

Abraço a todos!
Pedreirão.

26 comentários:

walter disse...

muito legal este site,parabens.

Antonio disse...

Parabéns, ótimas dicas!

Unknown disse...

masquando sei o ponto para desempenar a massa? pode ser logo após sarrafear ou tem que esperar mais um poruco? voce esqueceu de nos dizer se existe esse macete, por favor preciso saber se devo esperar mais.

Unknown disse...

Não façam este traço de 6*1,pois a massa fica muito fraca. Eu me arrependi de ter feito este traço e agora a parede parece que foi feita com massa de biscoito.

Anônimo disse...

Pode fazer o traço 1:6 com impersika que o reboco fica bom. Não esquecer de molhar o reboco durante 7 dias. O cimento é um aglomerante hidráulico, portanto, a cura precisa de água. Os pedreiros sabem disso e não molham, por isso que a parede fica soltando farelos.

Anônimo disse...

também nao pod por muito cimento meu amigo,pois pode aparecer trincas no rebobo..#ficaadica

top cathy angel disse...

me diga uma coisa, qual areia eu faço reboco? areia lavada ou a areola? eu posso colocar cal no lugar do aditivo? se for quanto por exenplo em três balde de areia quanto colocaria de cimento e de cal?
Aguardo respostas e parabéns pela pagina!!

Pedro Manoel disse...

Geilton, o traço ao qual se refere é um traço bom, porém, tanto cimento quanto a areia devem ser medidos num recipiente que tenha o mesmo volume. Uma coisa muito importante é o tempo para a aplicação da massa, a partir de duas horas a massa perde qualidade, também assim como a colocação de água para reprocessar a massa.

Siqueira disse...

preciso fazer o reboco da casa que estou construindo, porém com as chuvas que está tendo no local, meu pedreiro me disse que não consegue fazer o trabalho por causa da umidade nas paredes, disse que se rebocar o teto, a massa vai cair. Essa informação confere? tem algo que possa ser feito nesse caso ou tem que esperar secar mesmo?

Anônimo disse...

Pode ser feito com as 2 dou preferencia a areia lavada ,para areia lavada faço o seguinte traço 1cimento 2 cal 8 areia (no saco da cal vem indicado o a proporçao de cal para x de areia) areola da "liga" na massa entao pode ser necessario trabalhar com menos cal vai

Unknown disse...

Sim cai você tem que esperar sim é verdade por que o tijolo e como se fosse uma espuma que consome a água da massa para ela seja dada o acabamento é ele já estando molhado não puxá a massa e cai siga a orientação do seu pedreiro que ele está certo um abraço

Unknown disse...

Sim cai você tem que esperar sim é verdade por que o tijolo e como se fosse uma espuma que consome a água da massa para ela seja dada o acabamento é ele já estando molhado não puxá a massa e cai siga a orientação do seu pedreiro que ele está certo um abraço

Unknown disse...

Boa tarde gostaria muito de eu me embolsar minha casa,a minha dúvida é com que material trabalhar se areia lavada com cimento ou aréola com cimento e em que condições eu devo usar clarofilito ? Será que alguém poderia me orientar

Unknown disse...

Boa tarde gostaria muito de eu me embolsar minha casa,a minha dúvida é com que material trabalhar se areia lavada com cimento ou aréola com cimento e em que condições eu devo usar clarofilito ? Será que alguém poderia me orientar

Unknown disse...

Bom dia, estou rebocando uma caixa dágua de alvenaria. Quanto tempo tem que descansar o reboco para passar as demãos de impermeabilizante?

Pedro Manoel disse...

Olá Railza!
As etapas de execução, segundo as normas devem obedecer intervalos de tempo de uma atividade para a outra; da alvenaria para o chapisco 7 dias, do chapisco para o reboco 7 dias e para a aplicação de revestimento também 7 dias. Isso devido ao tempo necessário para a formação de cristais e a evaporação da água, que vão garantir uma melhor fixação. Porém, nem sempre podemos esperar por todo esse tempo, também depende muito das condições do ambiente para a perda de umidade. Eu te aconselho a esperar pelo menos 3 dias. Se você for usar manta asfáltica só faça a aplicação depois que o reboco estiver totalmente seco, pois a umidade tende a provocar a soltura da manta. Caso seja algum produto a base de cimento cristalizante atente para adicionar 10% de água apenas na primeira demão, mas o melhor é seguir as orientação do fabricante. Te desejo um bom resultado.

Unknown disse...

Olá!
Gostaria de saber se o serviço de arremate de porta e janelas está incluso dentro da execução do reboco, e quais outros serviços fazem parte do mesmo ?.

Unknown disse...

eu sempre faço pra areas internas 3/1 e para externas 2/1

Unknown disse...

normalmente è incluso os arremate pos os espaços de portas e janelas dao inclusos na metragem

Unknown disse...

Até quantos dias posso dar filtro em reboco acabado???

Unknown disse...

Meu pedreiro está rebocando as paredes internas sem colocar a laje!!pode isso?

Unknown disse...

Boa tarde, meu pedreiro está usando Aréola, areia lavada e cimento pra fazer embolsso externo, só que está rachando. Qual o traço vc né recomenda pra não rachar, e tem algum problema se não chapiscar antes de embolsar ? Obrigado !

LOVE SCREAM disse...

BOM DIA AMIGAO TUDO BEM
CARA GOSTARIA DE FAZER O MEU REBOCO INTERNO MAS O TEMPO TA MEIO UMIDO TENS GRANDES PROBLEMAS OU POSSO IR FAZENDO?

Unknown disse...

Ola goataria de uma informacao , estou rebocando o muro e quando fui puxar a massa ela fez uns buracos, e porque aconteceu isso?

Unknown disse...

Nossa, gostei muito! :-)
Vendo peças para reboques, talvez te interesse:
Eixo para reboque
Freio para reboque
Munheca para carretinha
Vlw! ;-)

Anônimo disse...

Olá, fiz o traço interno do reboco com as seguintes medidas: 01 lata de cimento, 01 cal e 07 latas de areia, porém após 15 dias dá para descascar um pouco com a unha, o que houve de errado?