Glossário Pedreirão

Amigos, nessa página você encontra as definições de todas as palavras relacionadas a obra. Se em algum tópico tiver uma palavra que você não sabe o significado, aqui você tira a sua dúvida.
O Glossário serve para conhecer o significado das palavras da linguagem do dia-a-dia de obra e para conhecer o significado das palavras da linguagem técnica.
Se ainda houver dúvidas entre em contato conosco.

A


ABRASÃO: O mesmo que aderência. Relaciona a materiais. Abrasão (aderência) de materiais.
ÁGUAS DO TELHADO:Cada sentido de caimento do telhado é considerado uma "água do telhado".

ARGAMASSA:Mistura de cimento e areia de acordo com o traço especificado. As vezes as argamassas contém aditivos. Argamassas servem para reboco, emboço, assentamento de alvenaria.
ARGAMASSA INDUSTRIALIZADA: Argamassa que já vem pronta para a aplicação. Podem ser argamassa para reboco, alvenaria, assentamento de cerâmica, azulejo, porcelanatos, etc.

ARMADURA NEGATIVA: Barras de aço que se localizam na parte superior de vigas ou lajes.
ARMADURA POSITIVA: Barras de aço que se localizam na paarte inferior de vigas ou lajes.

ARREBITADEIRA: Ferramenta que serve para arrebitar, colocar arrebites
ARREBITE: Peça de alumínio com cabeça e corpo que serve para unir chapas, calhas, etc.

ATERRO: Local aonde será necessário depositar terra em uma área de terraplenagem.

AUTOCAD: Programa de computador para desenvolver projetos de engenharia e arquitetura.

A4: Folha de papel com dimensões 210mm X 297mm. É a folha comum das impressoras. A folha A4 também pode ser chamada de "Formato" que é o nome correto para as folhas de papel aonde são impressos os projetos.
B
BÁIA DE AGREGADOS: Local aonde se estoca os agregados (areia, brita, bica corrida, pó-de-pedra). Os materiais devem ser estocados separados por divisórias um do outro.

BEIRAL: Parte do telhado que prolonga-se para fora das paredes externas da edificação
BICA: Parte baixa das telhas, ou no caso de telhados cerâmicos, a telha que assenta sobre as ripas.

BICA ALTA: Parte alta das telhas metálicas
BICA BAIXA: Parte baixa das telhas metálicas
BICA CORRIDA: Material agregado composto de brita e pó-de-pedra, muito utilizada para executar bases para pavimentação.

BLOCO FUNDAÇÃO: Elemento estrutural que faz a ligação dos pilares nas estacas de fundação.
C
CAD: Sigla em inglês para Computer Aided Design, traduzindo, projeto com auxílio de computador.

CAIXA DE GORDURA: Nas instalações hidrosanitárias é a caixa que recebe o esgoto da pia da cozinha. Essa caixa tem um sifão para separar a gordura do esgoto.

CAIXA DE INSPEÇÃO: Nas instalações hidrosanitárias é a caixa que serve apenas para fazer a manutenção das redes quando necessário.

CAIXA DE PASSAGEM: Nas instalações hidrosanitárias é a caixa que serve apenas para fazer a manutenção das redes quando necessário.


CALHA: Elemento que recebe as águas dos telhados. Podem ser de chapa galvanizada, alumínio ou PVC.
CALHEIRO: Profissional que trabalha com calhas.

CAPA: Nos telhados cerâmicos é a telha que vai por cima das telhas chamadas de bica.


CBIC: Sigla de Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

CIMENTO: Material a base de calcário que ao entrar em contato com a água produz uma reação química de cristalização (ele endurece em contato com a água). É o principal aglomerante utilizado na construção civil.


CIMENTO ARI: Cimento que tem Alta Resistência Inicial (ARI). Essa característica é conseguida pela dosagem diferenciada na sua produção.

CINTAMENTO: Elemento estrutural que recebe as cargas dos pilares e distribuem para os blocos de fundação. O cintamento está em contato direto com o solo.
COBOGÓ: Elemento vazado utilizado em conjunto com as alvenarias, que tem a função de deixar entrar a iluminação e circular o ar, mas não permite a entrada de chuvas.

COMPACTAÇÃO: Serviço de terraplenagem que tem por objetivo compactar o solo para que ele atinja o "grau de compactação" projetado.
COMPRESSÃO: Força que age sobre os elementos estruturais comprimindo-os, como no sentido das setas: → ------- ←


CONCRETO: É o resultado da mistura de cimento, areia, brita e água.


CONCRETO ARI: É o concreto dosado com cimento ARI ou CP-V e tem Alta Resistência Inicial (ARI).

CONCRETO USINADO: Concreto que é dosado em central, ou concreteira, fornecido na obra em caminhão betoneira.
CONCRETO VENCIDO: Concreto que já passou do prazo de aplicação, geralmente 2,5h após ter sido dosado.

CONFEA: Sigla de Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.



CONTRA-PISO: Piso executado sobre o piso, com panos muito bem nivelados para que a cerâmica seja assentada sobre ele.
CORTE: Local aonde será necessário retirar terra em uma área de terraplenagem.


CPU: Sigla de Composição de Preço Unitária.

CREA: Sigla de Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.


CUB: Sigla de Custo Unitário Básico

CUMEEIRA: Parte mais alta do telhado, divisora de águas do telhado. Aonde é instalada a telha chamada de Selote.
D
DEPÓSITO DE TUBOS (ou báia de tubos): Local aonde estoca-se os tubos de água, esgoto, água quente, água de reuso, que serão utilizados na obra.

DOSAGEM DE CONCRETO: A dosagem é fazer a mistura dos agregados de acordo com o traço especificado, é chamado de dosagem do concreto. A dosagem pode ser em peso (kg) ou volume(m3).

E

EDÍCULA: Pequena edificação que contém uma área de lazer e possibilidade de expansão.
EDIFICAÇÃO: Toda construção é chamada de edificação, como uma casa, apartamento, edícula, prédio, loja, shopping, prédio de estacionamento, edifício de escritórios, hospital, etc.

EMBOÇO: Argamassa sobre alvenaria que tem acabamento apenas sarrafeado para receber azulejos.

EPC: Sigla de Equipamento de Proteção Coletiva. São os elementos que protegem os trabalhadores nas frentes de serviço, como guarda-corpo, linha de vida, etc.
EPI: Sigla para Equipamento de Proteção Individual. Equipamentos de segurança no trabalho, como capacete, óculos, protetor auricular, luvas, botas, etc.

ESCORA: Elemento de estrutura temporária, mais utilizado pelos carpinteiros, para escorar, ou seja, sustentar, vigas e lajes. As escoras trabalham sempre à compressão.
ESQUADRIA: Nome dado para as portas e janelas de uma obra.

ESQUADRO: Nome dado para as réguas em formato de triângulo com ângulo de 90° ou 45° ou 30° entre dois lados. Serve para mestra as alvenarias e colocá-las no esquadro, ou seja, no ângulo correto das paredes ao se encontrarem.


ESTACA: Elemento de fundação que transfere as cargas da edificação para o solo indiretamente, pelo atrito lateral da sua parede com o solo. Podem ser de concreto, metálicas, de madeira.
F

FASE: Nas instalações elétricas é o cabo que está energizado.


FCK: É a resistência característica do concreto à compressão. Sua unidade de medida é o MPa (mega pascal). Exemplo: Fck = 30 MPa.

FORMATO: As folhas de papel aonde são impressos os projetos são conhecidas como Formatos. Eles são padronizados por norma da ABNT. Os mais comuns em obras são: A0, A1, A2, A3, A4 (do maior formato para o menor).
G

GRAU DE COMPACTAÇÃO: Unidade de medida da compactação dos solos. Sua unidade é % (percentual). Ex: o grau de compacatação de projeto da Avenida A é 98%.

H

I

INCLINAÇÃO DO TELHADO: é o quanto as telhas serão inclinadas para que a água de chuva escorra sem vazamentos. O que define a inclinação do telhado é o tipo de telha a ser utilizada.

INCLINAÇÃO DE RAMPAS: É o quanto as rampas serão inclinadas para vencer a diferença de nível em questão. Uma rampa acessível, que atende a NBR 9050, tem no máximo 8,33% de inclinação.

ISO: Sigla em inglês de Internacional Organization of Stardardization (Organização Internacional de Padronização)

ISO 9001: Certificação da Organização ISO para empresas que tem Sistemas de Gestão da Qualidade implantados.

 J
K
L

LINHA DE CHAMADA: Nos projetos é a linha que liga a linha de cota ao ponto que está sendo cotado.

LINHA DE COTA: Nos projetos é a linha que contém a dimensão das larguras, comprimentos e alturas desejados.

LINHA VIDA: Serve para os profissionais que estão fazendo trabalho em altura atracar o cinto de segurança nela. É um EPC (equipamento proteção coletiva).

M

MANGUEIRA DE NÍVEL: Mangueira fina e transparente que contém água e utilizada para transferir níveis de paredes, piso, acabamentos, terrenos e qualquer outro tipo de local.

MANIPULADOR TELESCÓPICO: Equipamento que apropriado para fazer a movimentação de materiais na horizontal e vertical dentro da obra. Principalmente materiais paletizados.
MARCO: Ou portal, é o quadro das portas. É a peça que é chumbada nos vãos das portas e aonde as portas são instaladas, nos marcos.

MESTRA: Assentamento das primeiras linhas ou fiadas de materiais que definirão o sentido de assentamento de alvenaria, pavimento intertravado, cerâmicas, azulejos, etc.

MESTRA REBOCO: Execução das primeiras linhas de reboco que vão definir a espessura do pano de reboco e aonde será guiada a régua para iniciar o sarrafeamento da massa.
MS-PROJECT: Programa de computador utilizado para o planejamento e controle de obras.

MIRA: Peça componente da Estação Total (aparelho de topografia) e dos Níveis a Laser. Tem a função de materializar os pontos.

N

NBR: Sigla de abreviação para Norma Brasileira. As NBRs são regulamentadas pela ABNT, Associassão Brasileira de Normas Técnicas.

NEUTRO: Nas instalações elétricas é o cabo que não é energizado.
NR: Sigla de abreviação para Norma Regulamentadoras. As NRs são regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

NÍVEL A LASER: Equipamento a base de laser infra-vermelhor utilizado para transferir níveis de paredes, piso, acabamentos, terrenos e qualquer outro tipo de local. É autonivelante e a bateria.

O

ORÇAMENTO DE OBRA: Pasta, planilha ou apostila que contém todo o orçamento de custos da obra. Antes de começar qualquer obra ou reforma faça sempre um orçamento detalhado.


P

PALETEIRA: Equipamento que serve para fazer a movimentação do material que está paletizado dentro da obra.

PBQP-H: Sigla de Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat. É uma norma voltada para que as empresas tenham Sistemas de Gestão da Qualidade ou implantem.


PEI: Unidade de medida para a abrasão das cerâmicas, azulejos e porcelanatos. O PEI é graduado de 01 a 05.

PEITORIL: Parte inferior das janelas. Geralmente sobre os peitoris são instaladas peças de granito para, em seguida, receber a janela.
PISO ZERO: Piso de concreto executado com o acompanhamento de laser que, após concluído, tem sua superfície plana, sem abatimentos ou poças.

PLATAFORMA TESOURA: Equipamento de plataforma para trabalhos em altura. Tem seu corpo de elevação em forma de tesoura, por isso o nome.

PÓRTICO: elemento estrutural que contém dois pilares e uma viga. Tem o formato de traves de futebol. Os pórticos podem ser planos ou espaciais.





PROCTOR NORMAL: Nome do ensaio que mede o grau de compactação dos solos em serviços de terraplenagem.


PROJETO-PADRÃO: Projeto de referência para cálculo do CUB/m2 de construção de acordo com a NBR 12.721.

Q

QDC: Sigla de Quadro de Distribuição de Circuito.

QDL: Sigla de Quadro de Luz.

R

REAÇÃO EXOTÉRMICA: É uma reação química que libera calor para o ambiente. O cimento ao entrar em contato com a água libera calor, sendo assim é uma reação exotérmica.


RODAPÉ: é a peça acabamento dos pisos (cerâmicos, laminados, madeira, granitos, etc) no encontro com as parades. Também tem a função de esconder os defeitos e falta de esquadro. Geralmente é do mesmo material do piso (ou não) com altura entre 7cm e 15cm. Paredes com azulejo não é necessário rodapé.

S

SAPO: Nome de obra para o compactador de solo a percussão.

SELOTE: Telha que é assentada sobre a cumeeira dos telhados.

SPDA: Sigla de Sistema de Proteção de Distúrbios Atmosféricos

SKYTRAK: nome comum do equipamento manipulador telescópico. Ele serve para fazer a movimentação de materiais na horizontal e vertical dentro da obra. Principalmente materiais paletizados.

SLUMP: Procedimento que serve para medir o "abatimento" do concreto. O Slump é medido em centímentos com um variação para mais ou menos, ex: 10cm +/-2cm

T
TERRA: Nas instalações elétricas é o cabo que liga as tomadas dos equipamentos ao sistema de aterramento (proteção) da edificação.


TESOURA DE ARMADOR: Tesoura que serve para cortar barras de aço e tela soldada para armação.

TRAÇÃO: Força que age sobre os elementos estruturais esticando-os, como no sentido das setas:  ← -------- → 


TRAÇO DO CONCRETO: São as quantidades dos agregados (areia, brita ) com cimento e água dosados em volume ou peso para atingir o fck desejado.


V

VERGA: Parte superior dos vãos de portas e janelas. Devem ser executados em concreto ou bloco de concreto cheio com armação para evitar trincas a 45° nas quinas dos vãos
W

X

Y

Z

Abraço a todos!
Pedreirão.

Nenhum comentário: