sexta-feira, 30 de março de 2012

Roteiro de Orçamento, Passo a Passo!

Amigos, o orçamento é a parte mais importante antes de começar uma obra ou reforma. É através do orçamento que verifica-se quanto vão custar os serviços a serem executados e a soma de todos formando o custo total.
Um orçamento bem feito tem as seguintes vantagens:
  • Saber exatamente o quanto será gasto;
  • Ajuda a programar os gastos em cada etapa da obra;
  • Proporciona a alteração de materiais para que o custo da obra caiba no orçamento;
  • Possibilita procurar por descontos na compra de materiais e contratação de mão-de-obra;
  • Ajuda a planejar o início da obra (quando terá o dinheiro necessário disponível)

Antes de fazer o orçamento é preciso que algumas premissas sejam cumpriadas porque são os dados delas que vão alimentar o orçamento. As premissas são:
  • Possuir um projeto do que será construido ou reformado;
  • Possuir um memorial descritivo dos materiais que serão aplicados;
  • Possuir um projetos de detalhamentos ou projeto executivo.
Macete 01: Para muitas pessoas fazer um orçamento é apenas ir a loja de materiais de construção e coletar o preço dos materiais que elas querem na sua obra. O orçamento é mais do que isso, ele deve contemplar: material, mão-de-obra, impostos, máquinas e equipamentos e custos indiretos (água, luz, telefone, internet, combustível, depreciação).


Veja o passo a passo para elaborar um orçamento:

1. Levantamento de quantitativos: fazer o levantamento dos quantitativos dos serviços a serem realizados como, por exemplo: quantitativo de estruturas, alvenarias, chapisco, reboco, pisos, revestimentos de parede, louças, metais, coberturas, forros, instalações em geral e áreas externas.


2. Fazer as CPUs: faça o roteiro com todas as CPUs (composições de preços unitários). Você pode consultar o TCPO ou utilizar softwares de orçamento (existem softwares gratuitos) ou, no caso de reformas, fazer o custo manualmente (material a ser gasto, mão-de-obra a ser gasta);


3. Montar os custos Indiretos: os custos indiretos são os custos de água, energia, telefone, transporte, combustível, mão-de-obra indireta, equipamentos, máquinas, aluguel, alimentação, etc. Geralmente esses custos são esquecidos, principalmente em reformas quando um casal vai construir sua casa.

Macete 1: lembre-se sempre dos custos indiretos. Eles são pesam muito no orçamento. Se você está construindo sua casa e vai a obra todo final de semana para ver o andamento dos serviços, coloque o custo de combustível do deslocamento.

4. Montar o roteiro de orçamento: agora é hora de reunir as CPUs, inserir os quantitativos de casa serviço nas CPUs, inserir todos os custos indiretos. Em seguida, insira todos os impostos que inserem sobre os serviços e os encargos sociais (encargos sociais incidem apenas sobre a mão-de-obra). Some todos os valores dos custos e você terá o custo total da sua obra ou reforma.

Macete 2: se você está construindo sua casa ou reformando, provavelmente você está contratando a mão-de-obra por "empreitada", assim não incidem encargos sociais. É importante ao contratar por "empreitada" fazer um contrato de prestação de serviços para evitar problemas futuros na justiça.

5. Inserir BDI: o BDI é a Bonificação e Despesas Indiretas, também conhecida como LDI (lucro e despesas indiretas) é aonde está o lucro da obra. No caso de obras próprias não há esse item. O BDI pode ser de 10%, 20%, 30%, 40%, 100% dependendo do tipo de obra, cliente, mercado. Essa etapa é a final para a montagem do preço. 
Lembre-se que PREÇO = CUSTOS + LUCRO.
No caso de reforma ou construção própria não existe esse passo. Você não vai cobrar lucro de você mesmo, vai?






Deixar de orçar uma obra ou reforma faz você perder o controle dos gastos e facilmente estourar o orçamento destinado. Jamais inicie sem fazer um orçamento. Mesmo se sua obra for pequena, ou uma reforma de um banheiro, ou se você não tem experiência, coloque todos os custos em uma tabela de Excel ou em uma folha de papel.

2 comentários:

Unknown disse...

Uma duvida que tenho, ao realizar o quantitativo, devemos adicionar uma margem para perdas? Pq as composições pela SINAPI por exemplo, contemplam o preço sem perdas, é isso? Obrigado

Cris disse...

Muito obrigada por investir tempo trazendo essas informações gratuitamente para nós. Espero, que tu seja retribuído por tudo que está fazendo!

Tenho um processo seletivo amanhã, que exige conhecimentos em excel. Certamente, cairá cronogramas e orçamentos. Teu site ajudou bastante.

Obrigada, mais uma vez! Que Deus te abençoe muito! :)