segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Conceitos de Estruturas, Passo a Passo!

Amigos, o conhecimento das peças estruturais e de alguns conceitos de estruturas são fundamentais para a compreensão do funcionamento das estruturas e montagem da forma e armação para concretagem.

Vejam abaixo quais são as principais peças estruturais e os três conceitos básicos de armadura:

Armação Negativa: armaduras que ficam na parte superior de vigas, lajes, cintamentos e sofrem, durante a deformação das peças estruturais, ação de momento fletor negativo.
Armação Positiva: armaduras que ficam na parte inferior de vigas, lajes, cintamentos e sofrem, durante a deformação das peças estruturais, ação de momento fletor positivo.

Estribos: são posições de aço que tem a função de unir as barras de aço de vigas e pilares. Os estribos geralmente tem a bitola menor que as barras principais da peça estrutural.

Cobrimento: o cobrimento é a quantidade de concreto que deve cobrir os aços das peças estruturais, evitando que o aço sofra o processo de oxidação, fazendo com que a peça perca resistência.

As peças estruturais são os pilares, vigas, lajes, blocos de concreto, cintamentos, sapatas e estacas.

Pilares: São peças estruturais de concreto armado ou aço, que trabalham na vertical, recebendo cargas das vigas ou lajes
Vigas: São peças estruturais de concreto armado ou aço, que trabalham na horizontal, recebendo cargas das lajes e transferindo-a aos pilares



Lajes: São peças estruturais de concreto armado que trabalham na horizontal, recebendo as cargas de utilização e peso próprio e transferindo as vigas.

Blocos de fundação: São peças estruturais de transição que fazem a ligação das estacas ao cintamento.
Cintamento: São peças estruturais que trabalham no nível do terreno fazendo o travamento das fundações. Recebem as cargas dos pilares e transmitem as fundações.
Estacas: São peças estruturais de fundação que transmitem todas as cargas da edificação ao solo.
O conhecimento das peças estruturais facilita a leitura de projetos e a execução das atividades de estruturas na obra.


Abraço a todos!
Pedreirão.

Um comentário:

Anônimo disse...

geralmente colocam 3 vergalhões nas laterais da armação e não em cima e embaixo. Qual o modo correto?