sábado, 11 de fevereiro de 2012

Conheça as Máquinas Utilizadas em Obras e suas Funções, passo a passo!

Amigos, muitos profissionais que iniciam os trabalhos em obras não conhecem as máquinas que trabalham nas obras e suas funções. Os engenheiros recém-formados então chegam até ter vergonha de perguntar os nomes das máquinas. Isso é muito comum, pois não se aprende sobre máquinas e equipamentos nos cursos de gradução ou técnicos.
Isso também acontece com mestre-de-obras e encarregados que não conhecem todas as máquinas ou suas funções.
Assim, com o objetivo de ensinar sobre as máquinas que utilizamos nas obras, vejam abaixo as mais comuns e suas funções:
Retroescavadeira: é uma das máquinas mais utilizadas em obras. Tem a função de escavar valas e redes, transportar materiais e carregar caminhões.

Escavadeira Hidráulica: tem a função de aterro e desaterro, conformação de taludes, carregamento de caminhões e escavação de redes de diâmetro maior que DN800. É uma máquina alta produtividade. Manutenção apenas por um especialista devido aos componentes eletrônicos.

Pá-carregadeira: tem a função de carregamento de caminhões em pátio de estocagem e terraplenagem.

Mini pá-carregadeira ou BobCat: muito utilizada em obras de construção civil. Tem a função de transportar materiais e agregados, máquina versátil pelo tamanho e consegue entrar em espaços confinados.

Mini retroescavadeira: tem a função de escavar redes mais rasas como água fria, incêndio, esgoto, elétrica, spda. Utilizada também para o transporte de materiais. É uma máquina mais lenta e menos resistente.

Motoniveladora ou Patrol: equipamento para terraplenagem. Tem a função cortar ou aterrar sub-leitos, sub-bases e bases de acordo com as estacas de marcação topográfica. Equipamento de muita força que consegue espalhar ou cortar grandes volumes de material (terra, bica corrida)

Rolo compactador pé-de-carneiro: equipamento para terraplenagem. Depois que a Patrol deixa a camada de material pronta, ou no greide, passa-se o rolo para compactar o material. Passa-se o rolo o número de vezes necessárias para atingir o “grau de compactação”. Uma ida e volta do rolo é chamada de “feixe”.

Rolo compactador liso: também é um equipamento para terraplenagem. Tem a função de compactar materiais mais finos como bica corrida ou CBUQ (asfalto) e que precisam de uma superfície bem lisa e compactada. O grau de compactação também é determinado pelo número de “feixes” que o equipamento faz sobre o material.
Caminhão Pipa: também é um equipamento para terraplenagem. Tem a função de umedecer o material para que ele atinja a umidade ótima para compactação. Também é molhar a obra em épocas de seca, quando o movimento de máquinas levanta muita poeira.

Caminhão Munck: equipamento de muita versatilidade para a obra. Tem a função de fazer movimentação de cargas na obra com o braço hidráulico.

Caminhão caçamba: transporte de agregados como terra, areia, brita.

Caminhão carroceria: transporte de madeiras, tubos, caixas, pré-moldados, calhas, etc

Caminhão Comboio ou Melosa: é um posto de combustível sobre rodas. Tem a função de abastecer os equipamentos na obra. Muito encontrado em obras que utilizam muitos equipamentos, como terraplenagem, rodovias, expansão de mineração.

Essas são as principais máquinas que utilizamos no dia-a-dia de obra. Outras máquinas específicas como manipuladores telescópicos e  plataformas elevatórias serão tratadas em outros tópicos.
Macete: Todas as máquinas devem sempre estar com a manutenção em dia. Faça a anotação do horímetro ou km das máquinas diariamente.

Abraço a todos!
Pedreirão.

Um comentário:

Unknown disse...

show de bola!!! muito bacana, ajuda muito quem esta iniciando nessa área!!!