sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dica: Projetos para Consulta Dentro da Obra, Como Fazer?

Amigos, essa dica é para quem trabalha dentro de obras maiores e diversificadas como hospitais, expansão de mineração, estádios, centros de convenção e outras obras industriais, aonde é muito difícil saber os detalhes de todos os projetos sem precisar consulta-los.
Além disso, é constrangedor quando você está andando pela obra com o seu chefe imediato (engenheiro, gestor, gerente, supervisor, diretor) e, ao ser questionado sobre algum detalhe de projeto, não sabe a resposta de imediato. Você vai passar a impressão que não tem a obra nas mãos, que não conhece o que está construindo.
Macete: Para que isso não aconteça e as informações da obra fiquem disponíveis para a consulta de todos, em cada setor da obra fixe um quadro com a planta baixa de construção do setor em uma parede, revestida com adesivo transparente (papel contact) para proteger de rasgar, sujeiras, etc. Não deixe de fazer um cabeçalho grande com o nome do projeto que está sendo apresentado.
Assim, em todos os setores da obra você terá as informações de projeto e quando necessitar consultar ou quando for questionado e não souber responder de imediato poderá consultar rapidamente e obter a resposta esperada. Para os visitantes, consultores ou ficais de obra passa a impressão de organização e cuidado com a obra.
Dessa forma, os projetos não vão ficar apenas nas mãos do mestre-de-obras, encarregados e sala de engenharia e o tempo de resposta para as dúvidas que aparecem será reduzido.

Abraço a todos!
Pedreirão.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Construcode é o fim dos projetos impressos nas obras.