Amigos, as telhas cerâmicas foram uma das primeiras formas de cobertura no nosso país e, até hoje, são muito utilizadas. São famosas e conhecidas popularmente como telhas coloniais. Elas não tem um custo muito barato por ter um engradamento de madeira de lei. A madeira utilizada para o engradamento dos telhados cerâmicos é a Massaranduba ou Paraju, isso na região sudeste do Brasil. Os telhados cerâmicos proporcionam conforto térmico e beleza a edificação.
Macete 01: Quanto mais inclinado for o telhado, maior a quantidade de madeira será gasta no engradamento (estrutura) do telhado!
As características das telhas que vamos abordar abaixo são aproximadas, porque a telha de cada fabricante possui algumas características e recomendações de aplicação próprias, por isso, verifique e siga sempre as instruções do fabricante.
Vejamos quais são os tipos de telhas cerâmicas:
Telha Americana: necessitam inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 43cm, consumo médio de 16 un/m2, peso de 36 kg/m2. Geralmente são encontradas nas cores vermelha, branca e mesclada (vermelha e branca). Capa e bica são separadas.
Telha Colonial: necessitam de inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 48cm, consumo médio de 24 un/m2, peso de 57,6 kg/m2 . A capa e bica são separadas. São encontradas nas cores vermelha, branca e mesclada (vermelha e branca).
Telha Italiana: necessitam de inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 41cm, consumo médio de 14 un/m2, peso de 38,50 kg/m2. É uma única folha de capa e bica.
Telha Romana: necessitam de inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 40cm, consumo médio de 16 un/m2, peso de 38,40kg/m2. É uma única folha de capa e bica.
Telha Portuguesa: necessitam inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 41cm, consumo médio de 17 un/m2, peso de 40,8 kg/m2. É uma única folha de capa e bica.
Telha Francesa: São telhas praticamente planas, sem a formatação capa e bica, por isso exigem inclinação maior (por volta de 36%), tem tamanho aproximado de 41cm, consumo médio de 16un/m2, peso de 43,2kg/m2.
Faça um estudo para escolher qual o tipo ideal de telha cerâmica para colocar no telhado da sua edificação. Leve sempre em consideração custo, mão-de-obra, beleza e valorização da arquitetura.
Macete 02: Faça a comparação de preços dos tipos de telha pelo consumo por metro quadrado (un/m2) e não por milheiro!
Veja também os tópicos:
Abraço a todos!
Pedreirão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário