quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Execução de Chapisco, Passo a Passo!

Amigos, o chapisco é uma etapa intermediária entre a alvenaria e o reboco das paredes. Ele tem a função de aumentar a aderência das paredes para receber o reboco.  As paredes devem ser chapiscadas porque os tijolos cerâmicos ou blocos de concreto tem superfícies muito lisas, não permitindo que a argamassa de reboco aderir nas paredes.

O chapisco tem um traço 1:3 chamado de forte, ou seja, com grande quantidade de cimento. Em alguns casos, quando precisamos de um chapisco bem aderente e forte para receber o reboco utilizamos de aditivos a base de resinas sintéticas de alta aderência como o Bianco da Vedacit ou SikaChapisco da Sika dissolvidos em água na relação de 1:2.

Recomendações:

Antes de aplicar o chapisco sobre as paredes elas devem estar limpas, livres restos de óleos, tintas, graxas, desmoldantes para que o chapisco tenha perfeita aderência.
Macete 1: As superfícies de vigas e pilares devem ser lavadas com jato de alta pressão para retirar os restos de desmoldantes.
Não aplique o chapisco em dias com temperaturas acima de 30°C. Em dias mais quentes e paredes expostas ao sol molhe-as antes.

Veja o passo a passo:

1. Preparo da argamassa: prepare a argamassa para chapisco com o traço de 1:3 (01 parte de cimento para 03 partes de areia média) mais aguado. Se for usar aditivo aplique-o no momento que estiver rodando a massa;

2. Aplique com a colher de pedreiro na parede formando uma superfície “arrepiada” uniforme e regular com espessura entre 3,0mm a 5,0mm;

3. Deixe curar pelo menos 03 dias para iniciar o reboco por cima do chapisco.

Pronto! Essa é uma etapa simples e rápida, mas determinante para a fixação do reboco na parede (evita descolamentos de reboco). Deve ser executada com calma e qualidade.

Veja mais aqui: Chapisco Projetado, Passo a Passo!

                   
Abraço a todos.
Pedreirão.

Um comentário:

Anônimo disse...

E como se faz o cálculo do Chapisco?? vc não falou isso!!