quinta-feira, 1 de março de 2012

Telhado Metálico, Passo a Passo!

Amigos, os telhados metálicos são rápidos de executar, leves e versáteis. Podem cobrir pequenas áreas ou grandes áreas.
Para que o telhado seja montado toda a platibanda (se houver), deve estar pronta, rebocada internamente.
Vejam passo a passo:

1. Marcação do telhado: de acordo com o projeto o telhado deve ser marcado observando a inclinação, as aguas do telhado (para que direção o telhado joga a agua que cai nele) e o esquadro. Isso deve ser feito esticando as linhas ao longo da largura, comprimento e altura do telhado e com o auxilio de um esquadro grande (1,20m).

2. Suportes para terças e calhas: Os suportes são as bases de bloco de concreto cheio que suportam as terças metálicas. Devem ser feitos ao longo de todas as terças do telhado com espaçamento entre um suporte e outro de 2,50m a 3,00m dependendo do perfil metálico que será utilizado.

Macete 1: Chumbar pedaços de aço 10mm ou 12,5mm para soldar nas terças. Veja na foto abaixo:

3. Montagem das calhas: As calhas devem ser montadas com Vedacalha, e arrebitadas. Os bocais devem ser bem costurados. Veja mais em Como Montar Calhas, Passo a Passo!
Adquira as calhas já dobradas de acordo com o seu projeto e medidas coletadas no local.
Preferencialmente contrate uma empresa que forneça as calhas e instale.


4. Engradamento do telhado: O engradamento do telhado consiste em fazer a montagem das terças. As terças geralmente são em perfis metálicos U enrijecidos ou também conhecidos por C enrijecidos. As terças podem ser unidas por solda ou aparafusadas.

Macete 2: Telhados menores, montados no local, é indicada a solda. Telhados maiores, produzidos fora da obra, é indicado a união das terças por parafusos.

Terminada essa etapa estamos com a calha pronta e o engradamento pronto, ou seja, todas as terças prontas para receber as telhas.

Veja abaixo o detalhe dos perfis das terças: Perfil U enrijecido. A parte enrijecida é essa aba do U que confere mais resistência ao perfil.

5. Distribuição das telhas: Suba as telhas para o telhado. Faça a distribuição dos feixes ao longo do telhado para facilitar a instalação. Veja pela foto abaixo que temos telhas distribuidas no início do telhado, próximo a platibanda, solta-se o espaço aonde as telhas do feixe serão distribuidas e, em seguida, temos o outro feixe. Distribua as telhas em vários feixes pelo telhado.

6. Mestrar as telhas: Com as telhas distribuídas, agora é hora de mestrar as telhas. Mestras as telhas consiste em instalar a primeira e a última telha do telhado e puxar uma linha. Quando elas estiverem na posição correta, que é uma parte sobrando para dentro da calha, aparafuse essas duas telhas. Essa linha que será a referência na hora de cobrir o telhado. Veja a foto abaixo a primeira telha instalada e a linha puxada.

7. Cobrir o telhado: Estamos prontos para instalar todas as telhas e ter o telhado coberto. Para isso na primeira telha passe a fita dupla face na borda da telha. Essa fita cola uma telha na outra. Entre todas as telhas deve ser utilizada a fita. Sua função é combater vazamentos entre as telhas.

Macete 3: a superfície das telhas deve estar limpa e a fita ser instalada na bica alta da telha, ou capa da telha.

Essa fita dupla face é vendida em rolos, veja abaixo:

Ao distribuir uma telha por cima da telha já instalada e com a fita dupla face colocada, você deve aparafusá-la nas terças com a utilização de uma furadeira com "broca aparafusadeira" ou "broca parafuso" e parafusos auto-brocantes.

Macete 4: as telhas sempre devem ser aparafusadas pela "bica baixa" da telha. Cada telha deve ter pelo menos dois parafusos por linha de terças. Veja na foto abaixo:


Se for necessário cortar partes das telhas para adaptar a torres de caixa d'água, recortes de telhado, faça isso com uma lixadeira e disco de corte de aço, marcando antes com um lápis.

Seguindo esses passos em todas as telhas ao final todo o telhado estará coberto.


Entra-se agora na parte do acabamento do telhado que é a colocação de rufo chapéu, rufo pingadeira e arremate das calhas. Tudo isso será abordado no tópico:
Assentamento de Rufo Chapéu e Rufo Pingadeira, Passo a Passo!

Vejam outros tópicos relacionados aos telhados:

O que são "Águas do Telhado", Passo a Passo!
Como Montar Calhas, Passo a Passo!
Como Andar Sobre Telhados Metálicos, Passo a Passo!


Abraço a todos!
Pedreirão

21 comentários:

Anônimo disse...

É por causa de dicas como as suas que os telhados apresentam vazamentos. Não se deve furar nas "bicas baixas", pois é por essa região que a água flui. Deve-se furar nas bicas altas e utilizar um calço logo abaixo do ponto de fixação para evitar que a telha se deforme.

Anônimo disse...

Muito importante sua observação. Sou leiga, mas certamente concordo com a sua dica. Obrigada. Meu Deus onde posso me orientar sem medo?

Anônimo disse...

Tenho que discordar , todo parafuso tem um anel de vedação evitando a entrada de agua.

Anônimo disse...

Pelo que vejo, nenhum de vocês tem conhecimento pleno do que está dizendo, infelizmente são esses os nossos atuais prestadores de serviços. lamento

Anônimo disse...

é... só que é difícil aplicar esse tal de parafuso brocante sem esmiuçar o anel de borracha vedante o ideal é adquirir parafusos mais longos (mais caros!) e fazer aplicação na "bica alta" com um calço pra não deformar a telha

Anônimo disse...

Eh soh colocar adesivo de silicone para nao vazar...ai que burro, dah zero pra ele professor:-)

Anônimo disse...

se c usar furadeira é claro q vai estragar a borracha do parafuso, tem q usar parafusadeira

Anônimo disse...

á 15 anos trabalho em galpão com cobertura em estrutura metálica em telha galvanizada,eu fixo o parafuso(meus telhados nunca pingaram) na bica baixa, o parafuso autobrocante tem uma arruela de borracha para vedação e atarrachado com parafusadeira.

Unknown disse...

trabalho em uma empresa que os telhados forão parafusados na bica baixa, no inverno a vazamento em todo lugar , colocamos selantes de todo tipo , manta e tudo mais. sana naquele momento, quando chega o inverno novamente os problemas reaparesem. furem na parte alta da telha nunca na baixa , a telha esquenta muito no verão e o selante estraga e a manta asfaltica so aguenta 70°graus. fica a dica!

Unknown disse...

Rorivo26eugenio Eugenio Parabéns, a dica sua é muito boa! Prestadores de serviços fazem o furo na parte baixa por questão de custo. Assim que terminam o serviço, pode jogar água, não vaza, mas com o passar do tempo a borracha vedante resseca, veda- calha dura pouco tempo devido a exposição da luz do sol e calor das telhas.
Furem na parte alta da bica, gaste um pouquinho com parafusos mais longos e com os calços, vale a pena.

Anônimo disse...

Grato pelas indicações!
Muito bem explicado.
Um abraço de Portugal

Anônimo disse...

Costumo fazer manutenções e o primeiro ajuste feito para vazamentos é realmente para os parafusos colocados na bica baixa, darão problema sempre.... utilizar parafusadeira também é o melhor modo de fixação.E há muito problema nos rufos pequenos e mal dimensionados.

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo, ,deve-se furar a bica alta , porque na bica baixa é que passa o maior fluxo de água.quase quatro vezes mais .

Unknown disse...

Muito bem vc percebeu um erro fatal

Unknown disse...

Quanto custa uma viga I de 6 metros para sustentar uma parede de bico para apoiar o telhado

Anônimo disse...

ATÉ EU QUE SOU LEIGO SABE-SE QUE O FURO DEVE SER FEITO NA BICA ALTA ( PARTE SUPERIOR DA ONDULAÇÃO DA TELHA ). SUBISTITUI UMA TELHA DA CASA DO MEU IRMÃO E FOI INTUITIVO ESTA SITUAÇÃO. Com certeza é um trabalho pra industria onde se faz manutenção periódica o que na maioria das residencias, NO BRASIL, não ocorre. Só consertando quando há vazamento. Tudo é válido. Depende da situação e contexto. É um ótimo site, não desvalorize quem toma o seu tempo para lhe ensinar.

Meatalcrusader disse...

Essa ideia de subir blocos de concreto e embutir um vergalhão CA50 dentro do bloco para posteriormente soldar a terça metálica foi excelente. Vou adotara a mesma idéia, só que ao invés de usar o vergalhão CA-50, vou utilizar o CA-25 ou barra lisa similar, para solda seria mais apropriado. Obrigado.

Anônimo disse...

Existem "calços" específicos para esta situação, utilizados sob a telha e vendidos em boas lojas de material de construção. A fixação deve ser feita onde não existe fluxo de água, ou seja "bica alta". Mesmo assim, ao menor sinal de dúvidas na execução o Engenheiro da obra deve obrigatoriamente ser acionado.

Unknown disse...

Um prestador quer ter fazer um telhado pra mim e so colocar um perfil u de parede de 3mm no vao livre de 10 metros de uma coluna a outra esta correto?

Maricelia Costa disse...

Fiz uma platibandas dentro de um mercado feito de isopor revestido com massa ova. Só que não ficou retinho. São 39mt de platibanda e ficou com algumas torturas e agora não sei co o consertar. Será que o pintor consegue fazer isso na massa?? E difícil arrumar??? Como fazer pra ficar retinho????

ABDIAS ENGENHARIA disse...

O site é top , acompanho até no whatsapp , porém furar a BICA BAIXA é de muita ingenuidade , com certeza terá problemas futuros com vazamento , são centenas de furos , pelo menos algumas dezenas terão problemas de vedação em curto , médio e principalmente a longo prazo . Vai ter quem fale que sempre fez assim , parabens , vc sempre fez errado , vai passar o resto da vida prestando serviço de manutenção e garantia , fora a dor de cabeça e prejuizos decorrentes desses vazamentos .