Amigos, os telhados metálicos são rápidos de executar, leves e versáteis. Podem cobrir pequenas áreas ou grandes áreas.
Para que o telhado seja montado toda a platibanda (se houver), deve estar pronta, rebocada internamente.
Vejam passo a passo:
1. Marcação do telhado: de acordo com o projeto o telhado deve ser marcado observando a inclinação, as aguas do telhado (para que direção o telhado joga a agua que cai nele) e o esquadro. Isso deve ser feito esticando as linhas ao longo da largura, comprimento e altura do telhado e com o auxilio de um esquadro grande (1,20m).
2. Suportes para terças e calhas: Os suportes são as bases de bloco de concreto cheio que suportam as terças metálicas. Devem ser feitos ao longo de todas as terças do telhado com espaçamento entre um suporte e outro de 2,50m a 3,00m dependendo do perfil metálico que será utilizado.
Macete 1: Chumbar pedaços de aço 10mm ou 12,5mm para soldar nas terças. Veja na foto abaixo:
3. Montagem das calhas: As calhas devem ser montadas com Vedacalha, e arrebitadas. Os bocais devem ser bem costurados. Veja mais em Como Montar Calhas, Passo a Passo!
Adquira as calhas já dobradas de acordo com o seu projeto e medidas coletadas no local.
Preferencialmente contrate uma empresa que forneça as calhas e instale.
4. Engradamento do telhado: O engradamento do telhado consiste em fazer a montagem das terças. As terças geralmente são em perfis metálicos U enrijecidos ou também conhecidos por C enrijecidos. As terças podem ser unidas por solda ou aparafusadas.
Macete 2: Telhados menores, montados no local, é indicada a solda. Telhados maiores, produzidos fora da obra, é indicado a união das terças por parafusos.
Terminada essa etapa estamos com a calha pronta e o engradamento pronto, ou seja, todas as terças prontas para receber as telhas.
Veja abaixo o detalhe dos perfis das terças: Perfil U enrijecido. A parte enrijecida é essa aba do U que confere mais resistência ao perfil.
5. Distribuição das telhas: Suba as telhas para o telhado. Faça a distribuição dos feixes ao longo do telhado para facilitar a instalação. Veja pela foto abaixo que temos telhas distribuidas no início do telhado, próximo a platibanda, solta-se o espaço aonde as telhas do feixe serão distribuidas e, em seguida, temos o outro feixe. Distribua as telhas em vários feixes pelo telhado.
6. Mestrar as telhas: Com as telhas distribuídas, agora é hora de mestrar as telhas. Mestras as telhas consiste em instalar a primeira e a última telha do telhado e puxar uma linha. Quando elas estiverem na posição correta, que é uma parte sobrando para dentro da calha, aparafuse essas duas telhas. Essa linha que será a referência na hora de cobrir o telhado. Veja a foto abaixo a primeira telha instalada e a linha puxada.
Macete 3: a superfície das telhas deve estar limpa e a fita ser instalada na bica alta da telha, ou capa da telha.
Essa fita dupla face é vendida em rolos, veja abaixo:
Ao distribuir uma telha por cima da telha já instalada e com a fita dupla face colocada, você deve aparafusá-la nas terças com a utilização de uma furadeira com "broca aparafusadeira" ou "broca parafuso" e parafusos auto-brocantes.
Macete 4: as telhas sempre devem ser aparafusadas pela "bica baixa" da telha. Cada telha deve ter pelo menos dois parafusos por linha de terças. Veja na foto abaixo:
Seguindo esses passos em todas as telhas ao final todo o telhado estará coberto.
Entra-se agora na parte do acabamento do telhado que é a colocação de rufo chapéu, rufo pingadeira e arremate das calhas. Tudo isso será abordado no tópico:
Assentamento de Rufo Chapéu e Rufo Pingadeira, Passo a Passo!
Vejam outros tópicos relacionados aos telhados:
O que são "Águas do Telhado", Passo a Passo!
Como Montar Calhas, Passo a Passo!
Como Andar Sobre Telhados Metálicos, Passo a Passo!
Abraço a todos!
Pedreirão
21 comentários:
É por causa de dicas como as suas que os telhados apresentam vazamentos. Não se deve furar nas "bicas baixas", pois é por essa região que a água flui. Deve-se furar nas bicas altas e utilizar um calço logo abaixo do ponto de fixação para evitar que a telha se deforme.
Muito importante sua observação. Sou leiga, mas certamente concordo com a sua dica. Obrigada. Meu Deus onde posso me orientar sem medo?
Tenho que discordar , todo parafuso tem um anel de vedação evitando a entrada de agua.
Pelo que vejo, nenhum de vocês tem conhecimento pleno do que está dizendo, infelizmente são esses os nossos atuais prestadores de serviços. lamento
é... só que é difícil aplicar esse tal de parafuso brocante sem esmiuçar o anel de borracha vedante o ideal é adquirir parafusos mais longos (mais caros!) e fazer aplicação na "bica alta" com um calço pra não deformar a telha
Eh soh colocar adesivo de silicone para nao vazar...ai que burro, dah zero pra ele professor:-)
se c usar furadeira é claro q vai estragar a borracha do parafuso, tem q usar parafusadeira
á 15 anos trabalho em galpão com cobertura em estrutura metálica em telha galvanizada,eu fixo o parafuso(meus telhados nunca pingaram) na bica baixa, o parafuso autobrocante tem uma arruela de borracha para vedação e atarrachado com parafusadeira.
trabalho em uma empresa que os telhados forão parafusados na bica baixa, no inverno a vazamento em todo lugar , colocamos selantes de todo tipo , manta e tudo mais. sana naquele momento, quando chega o inverno novamente os problemas reaparesem. furem na parte alta da telha nunca na baixa , a telha esquenta muito no verão e o selante estraga e a manta asfaltica so aguenta 70°graus. fica a dica!
Rorivo26eugenio Eugenio Parabéns, a dica sua é muito boa! Prestadores de serviços fazem o furo na parte baixa por questão de custo. Assim que terminam o serviço, pode jogar água, não vaza, mas com o passar do tempo a borracha vedante resseca, veda- calha dura pouco tempo devido a exposição da luz do sol e calor das telhas.
Furem na parte alta da bica, gaste um pouquinho com parafusos mais longos e com os calços, vale a pena.
Grato pelas indicações!
Muito bem explicado.
Um abraço de Portugal
Costumo fazer manutenções e o primeiro ajuste feito para vazamentos é realmente para os parafusos colocados na bica baixa, darão problema sempre.... utilizar parafusadeira também é o melhor modo de fixação.E há muito problema nos rufos pequenos e mal dimensionados.
Concordo com o anonimo, ,deve-se furar a bica alta , porque na bica baixa é que passa o maior fluxo de água.quase quatro vezes mais .
Muito bem vc percebeu um erro fatal
Quanto custa uma viga I de 6 metros para sustentar uma parede de bico para apoiar o telhado
ATÉ EU QUE SOU LEIGO SABE-SE QUE O FURO DEVE SER FEITO NA BICA ALTA ( PARTE SUPERIOR DA ONDULAÇÃO DA TELHA ). SUBISTITUI UMA TELHA DA CASA DO MEU IRMÃO E FOI INTUITIVO ESTA SITUAÇÃO. Com certeza é um trabalho pra industria onde se faz manutenção periódica o que na maioria das residencias, NO BRASIL, não ocorre. Só consertando quando há vazamento. Tudo é válido. Depende da situação e contexto. É um ótimo site, não desvalorize quem toma o seu tempo para lhe ensinar.
Essa ideia de subir blocos de concreto e embutir um vergalhão CA50 dentro do bloco para posteriormente soldar a terça metálica foi excelente. Vou adotara a mesma idéia, só que ao invés de usar o vergalhão CA-50, vou utilizar o CA-25 ou barra lisa similar, para solda seria mais apropriado. Obrigado.
Existem "calços" específicos para esta situação, utilizados sob a telha e vendidos em boas lojas de material de construção. A fixação deve ser feita onde não existe fluxo de água, ou seja "bica alta". Mesmo assim, ao menor sinal de dúvidas na execução o Engenheiro da obra deve obrigatoriamente ser acionado.
Um prestador quer ter fazer um telhado pra mim e so colocar um perfil u de parede de 3mm no vao livre de 10 metros de uma coluna a outra esta correto?
Fiz uma platibandas dentro de um mercado feito de isopor revestido com massa ova. Só que não ficou retinho. São 39mt de platibanda e ficou com algumas torturas e agora não sei co o consertar. Será que o pintor consegue fazer isso na massa?? E difícil arrumar??? Como fazer pra ficar retinho????
O site é top , acompanho até no whatsapp , porém furar a BICA BAIXA é de muita ingenuidade , com certeza terá problemas futuros com vazamento , são centenas de furos , pelo menos algumas dezenas terão problemas de vedação em curto , médio e principalmente a longo prazo . Vai ter quem fale que sempre fez assim , parabens , vc sempre fez errado , vai passar o resto da vida prestando serviço de manutenção e garantia , fora a dor de cabeça e prejuizos decorrentes desses vazamentos .
Postar um comentário