terça-feira, 20 de março de 2012

Tipos e Características de Cimentos, Passo a Passo!

Amigos, o cimento é o principal material utilizado nas obras em todo o mundo. Todo cimento é chamado de Cimento Portland porque foi uma homenagem de Joseph Aspdin, descobridor do cimento moderno em 1824, a ilha britânica de Portland.

A fabricação do cimento Portland basea-se em três etapas fundamentais:

  1. Moagem e mistura da matéria-prima (90% calcário e 10% argila)
  2. Produção do clínquer (forno rotativo a 1450ºC + arrefecimento rápido)
  3. Moagem do clínquer, mistura com gesso e aditivos (pozolana, escória)

Veja o Fluxograma de Fabricação de Cimento da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). Clique Aqui!
Macete 01: Todo cimento tem a adição de gesso. O gesso tem a função de retardar a pega do cimento para que ele não endureça rapidamente, ou seja,  aumenta o tempo de aplicação do cimento.

Os cimentos não são todos iguais. Temos vários tipos de cimentos cada um com uma característica. Assim, vamos conhecer cada um para que nas obras possam escolher o melhor.

Cimento CP-I (NBR 5.732): É conhecido como o Cimento Portland Comum porque não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o gesso que tem a função de retardar o início de pega do cimento para que possamos ter um tempo de aplicação. Tem alto custo e menos resistência. Sua produção é toda direcionada para a indústria.
Classe de resistência: 25 MPa.

Cimento CP-II (NBR 11.578): É conhecido como Cimento Portland Composto porque tem a adição de outros materiais na sua mistura que conferem a este cimento um menor calor de hidratação (libera menos calor quando entra em contato com a água). São 03 tipos de CP-II:
CP-II E: cimento portland com adição de escória de alto-forno. 
CP-II Z: cimento portland com adição de material pozolânico.
CP-II F: cimento portland com adição de material carbonático - fíler.

O CP-II é versátil e aplicado a todas as fases de obras.
Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

Cimento CP-III (NBR 5.735): É conhecido como Cimento Portland de Alto-forno (NBR 5735) porque tem na sua composição de 35% a 70% de escória de alto-forno. Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos. É menos poroso e mais durável.
Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

Cimento CP-IV (NBR 5.736): É conhecido como Cimento Portland Pozolânico porque tem na sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.Possui baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. É pouco poroso sendo resistente a ação da água do mar e esgotos.
Classe de resistência: 25 e 32 MPa.
Cimento CP-V ARI (NBR 5.733): É conhecido como Cimento Portland de Alta Resistência Inicial porque em função do seu processo de fabricação tem alta reatividade nas primeiras horas de aplicação fazendo que atinja resistências elevadas em um curto intervalo de tempo. Ao final dos 28 dias de cura também atinge resistências maiores que os cimentos convencionais. É muito utilizado em obras industriais que exigem um tempo de desforma menor. É recomendado apenas para a fabricação de concretos.


Cimento RS (NBR 5.737): É conhecido como Cimento Portland Resistente a Sulfatos. Os materiais sulfatados estão presentes em redes de esgotos, ambientes industriais e água do mar. Assim, seu uso é indicado para construções nesses ambientes.


Cimento Branco (NBR 12.989): É conhecido como Cimento Portland Branco (CPB). Tem como primeira característica a cor branca diferenciada dos outros cimentos. A cor branca é conseguida através de matérias-primas com baixo teor de manganês e ferro e a utilização do caulim no lugar a argila. Existem dois tipos de cimento branco:
  • Estrutural: indicado para fins arquitetônicos. Não comum nos dias de hoje devido ao custo e a tecnologia que as tintas proporcionam.
  • Não estrutural: indicado para rejunte de cerâmicas.



Cada região do Brasil encontra-se um tipo de cimento com mais disponibilidade que outro, dependendo da quantidade de matéria-prima do aditivo disponível. Sabemos que esse é um tema mais técnico mas que gera bastante dúvidas. Se as dúvidas continuarem, entrem em contato!

 
Veja também os tópicos:

 

 


Abraço a todos!
Pedreirão.



4 comentários:

Anônimo disse...

legal o conteúdo. me ajudou a entender um pouco mais.

Unknown disse...

Muito bom! Todo o aluno de edificações deve ler esse artigo. Obrigada!

Anônimo disse...

Todos que trabalham no ramo da construção civil, tem obrigação de saber utilizar essas variedades, fazendo com que a obra fique mais barata.

Anônimo disse...

show de bola esse artigo...ajuda todos entender um pouco mais sobre concretagem na construção civil.