quinta-feira, 15 de março de 2012

Como Usar o Nível a Laser, Passo a Passo!

 Amigos, o nível de mangueira está caindo em desuso nas obras. Hoje os níveis a laser estão ganhando mais espaço por serem muito úteis, dinâmicos, com várias funções e bem mais preciso que a tomada de nível por mangueira.

Entretanto os níveis a laser disponíveis no mercado não possuem um manual de instruções claro e sequencial e, alguns deles, apenas em inglês.

Por isso vejam passo a passo como utilizar o nível a laser e algumas de suas funções:

O kit do aparelho de nível a laser é composto por:

·         Aparelho de nível a laser;

·         Mira de nível a laser;

·         Régua graduada de 3,0m;

·         Tripé de alumínio;

·         Nível bolha para régua;

·         Caixa de alumínio com interior alcochoado;

·         Recarregador de bateria do aparelho;

·         Bateria de 9V da mira;

·         Óculos de proteção do laser.

 Funções e características do nível a laser:

São autonivelantes: quando posicionar o tripé do nível a laser, coloque-o em uma posição mais próxima de nivelada. Ao ligar o equipamento ele autonivela automaticamente.

Macete 01: Você verá os pontos de laser piscando e movimentando até começar a girar. Isso é normal, o equipamento está autonivelando.
Botão liga/desliga: Esse é o botão de ligar e desligar o nível a laser. Sempre que você for movimentar o aparelho desligue-o primeiro para não danificá-lo.
Controle de velocidade do giro: ao pressionar essa tecla você escolhe qual velocidade o laser vai girar ao redor do seu eixo.

Macete 02: para definir os pontos de nível na obra ou em campo aberto utilize a velocidade máxima de giro;
Veja o destaque do campo de laser que é feito na horizontal.
Quando a mira atinge esse campo ela está nivelada.

Feixe de laser: Esse botão faz que o laser fique em feixes. Ele é ideal para marcar linha de nível nas paredes dos cômodos. O feixe tem 03 opções de comprimento. Vá apertando o botão para definir qual te atende melhor.

Sentido de giro: Além de girar para definir os pontos de níveis e o nível em feixe, você vai precisar de um ponto de laser em uma determinada parede. Para isso você tem os dois botões de giro no sentido horário e giro no sentido anti-horário. Assim, se precisar de um ponto vá apertando o botão no sentido que precisa até que o ponto do laser chegue aonde você precisa.

Botão de carregamento: o nível a laser funciona por bateria carregada na tomada 110V/220V.

Macete 03: No final do dia carregue o nível a laser. Deixe ele dormir na tomada para que sempre que precisar ele esteja carregado e você não fique na mão. Imagine ficar sem o nível a laser no meio da concretagem de uma laje nível zero? Ou de um piso nível zero?

Vamos ao passo a passo de utilização:

Instalação do Equipamento: Instale o nível a laser sobre o tripé no local desejado. Coloque-o em uma posição mais nivelado possível. Ligue o aparelho. Você verá os pontos de laser piscando e movimentando até começar a girar. Isso é normal, o equipamento está autonivelando.


Definição do ponto de referência de nível: No ponto que será a sua referência de nível posicione a régua sobre o ponto e zere a mira no laser, ou seja, posicione a régua de forma que vá zerar o aparelho. Isso acontece quando a mira começa a apitar (pi pi pi pi) e no visor aparece uma setinha para cima ou para baixo, dizendo para você subir ou descer a mira. Quando ela estiver zerada, ou nivelada, com o laser do aparelho, ela para de apitar e faz um barulho contínuo (piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii).

Visor da mira com a seta para cima: pedindo para subir
a mira para zerar o nível da mira com o laser do aparelho.

Visor da mira com a seta para baixo: pedindo para baixar a
mira para zerar o nível da mira com o laser do aparelho.


Visor da mira zerado: indica que a mira está zerada
com o laser do aparelho.

Marcação dos níveis nos pontos desejados: Após zerada a régua você pode bater os seus pontos de nível, seja durante a concretagem de uma laje ou um piso, seja para definir os pontos do contra-piso ou ponto de nível para soltar os azulejos de uma parede.
Macete 04: Utilize o nível a laser para transferir pontos de nível eliminando o uso da mangueira de nível. A precisão é muito maior e o tempo de execução do serviço reduzido.
Definição da altura da mestra para contra-piso.
A régua deve estar aprumada para que o nível fique correto.


Mestra com a altura do contra-piso definida pelo nível a laser.


Toda obra que passa a utilizar o nível a laser não quer mais utilizar o nível a mangueira. É importante que o engenheiro ou técnico de campo ensine o mestre e encarregados a trabalhar com o nível a laser. Lembre-se que a maior dificuldade de um mestre ou encarregado é saber lidar com nível. Então tenha bastante atenção e confira sempre quando um mestre for definir níveis na obra.

Veja também os tópicos:






Abraço a todos!
Pedreirão.

2 comentários:

Catarina disse...

Pedreirão,

Qual a faixa de preços de um equipamento deste??
Qual os fabricantes recomendados ou existentes no mercado??
Abs.

Anônimo disse...

EMPRESA CPE TECNOLOGIA VENDA E LOCA ESTES EQUIPAMENTOS.
CPE.PR@CPETECNOLOGIA.COM.BR