sábado, 10 de março de 2012

Tipos de Telhas e suas Características, Passo a Passo!

Amigos, conhecer os tipos de telhas disponíveis no mercado é importante para especificar e executar telhados com qualidade. As telhas, dependendo do tipo que for utilizado pordem proporcionar conforto térmico, tranparência, leveza, custo/benefício, beleza e sofisticação.
Vejam quais são os tipos de telhas abaixo:

Telha Cerâmica (barro): As telhas cerãmicas são largamente utilizadas pelo Brasil. É um das mais antigas formas de coberturas de edificações. Proporcionam ótima barreira térmica (isolamento térmico) fazendo que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo.
É necessário um estrutura ou engradamento de telhado bem feito para suportar o peso das telhas. Verifique sempre a inclinação indicada pelo fabricante da telha. As telhas cerâmicas variam de 30% a 35%. Para saber mais sobre inclinação de telhados veja o tema: Como Calcular a Inclinação de Telhado, Passo a Passo! 
O consumo de telhas fica entre 15 e 17 pç/m2 e o peso por das telhas em torno de 40kg/m2.


Telha de Concreto: As telhas de concreto são mais recentes no mercado. Proporcionam conforto térmico e versatilidade de formas e cores. São impermeáveis as chuvas, diferente das telhas cerâmicas que absorvem um pouco de água. Tem um peso/m2 em torno de 48kg/m2 e consumo de 10 a 15 un/m2.

Macete 01: As telhas de concreto com cores brancas proporcionam mais conforto térmico porque refletem a luz do sol que incidem sobre elas.


Telha de Fibrocimento: São o melhor custo/benefício do mercado. São resistentes e leves, por isso precisam de um engradamento de telhado mais simples. Devem ser bem fixadas nas terças para que não tenha problemas com chuvas e ventos. O trespasse recomendado de 15cm a 20cm e inclinação mínima de 15%. Tem espessura de 4mm, 5mm, 6mm, 8mm. Os tamanhos encontrados no mercado são próximos a 1,22m X 2,44m (comprimento x largura), dependendo do fabricante.


Telha de Vidro: As telhas de vidro proporcionam a entrada de luz nos ambientes. São utilizadas conjugadas com as telhas cerâmicas ou de concreto, por isso possuem os mesmos modelos (colonial, americana, francesa, italiana, mediterrânea, etc) em ambientes que precisam de iluminação.

Macete 02: essa telha deve ser utilizada em ambientes bem planejados, caso contrário fica parecendo um ambiente "gambiarrado", uma solução paleativa.

Macete 03: recomenda-se levar um modelo da telha cerâmica ou de concreto, para conferir com a telha de vidro, no momento da compra.


Telhas Metálicas Galvanizadas: São telhas de aço que passam pelo processo de galvanização ou zincagem para proteger o aço da telha da corrosão atmosférica. Essas telhas tem perfil trapezoidal como na foto e perfil ondulado. A espessura padrão das chapas das telhas são: chapa 22 (espessura 0,80mm), chapa 24 (espessura 0,65mm), chapa 26 (0,50mm), chapa 28 (0,43mm).

Telhas Metálicas Galvalume: Galvalume é o nome dado para a chapa de aço revestida com uma camada de liga Al-Zn, que é aplicada pelo processo de imersão à quente. O revestimento constituído em peso 55% Al, 43,5% Zn e 1,5% Si, oferece um balanço otimizado entre a resistência à corrosão por barreira oferecida pelo alumínio e proteção galvânica oferecida pelo zinco.

O Galvalume combina também a resistência estrutural do aço à durabilidade do alumínio, tornando o produto ainda mais competitivo.
O uso do Galvalume é recomendado onde se requer resistência à corrosão atmosférica superior, aparência, elevada refletividade de calor, resistência à oxidação em temperaturas elevadas aliadas a um melhor aspecto superficial.



Telhas Termoacústicas: São caracterizadas por duas telhas convencionais preenchidas por material inerte (poliuretano, isopor (EPS), lã de vidro ou lão de rocha) constituindo um "sanduíche" ou simplesmente uma única telha metálica com revestimento inferior.


Os materiais de preenchimento  possuem um baixo coeficiente de condutividade térmica (k), oferecendo uma resistência nas trocas constantes de calor externo e interno nas edificações, possibilitando uma redução na utilização de equipamentos para refrigeração, redução em problemas de acidentes por fadiga e melhoria no ambiente de trabalho.


Telhas Ecológicas: São feitas a partir de camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume e protegidas por resina. As cores (vermelha, verde, preta e marrom) são obtidas a partir de pigmentação. Elas são leves e fáceis de instalar.


Telhas de Policarbonato: O policarbonato é termoplástico resultante da reação entre derivados do ácido carbônico e o bisfenol. Suas principais características são a transparência e a resistência.

Os formatos das telhas de policarbonato são  semelhantes às telhas de aço galvanizado e alumínio e às telhas de fibro-cimento, trabalhando em conjunto compondo coberturas e fechamentos verticais. As telhas de policarbonato possuem tratamento contra o ataque dos raios UV garantindo assim uma vida útil muito maior que as telhas de fibra de vidro ou PCV, não amarelam e não perdem a transparência.

Macete 04: Mantenha as telhas de policarbonato em local protegido até a instalação. Elas são facilmente danificadas.

Macete 05: A fixação deve ser realizada através de perfis de alumínio com gaxetas de Neoprene ou EDPM, que não danificam o policarbonato.



Telhas Calhetão: são fabricadas de fibrocimento e largamente usadas na década de 1980. Hoje não se vê muito edificações com cobertura em calhetão. São ideiais para vencer vãos livres maiores, entre 3,0m e 9,0m. Por suas peças serem compridas permitem que o telhado tenha uma inclinação reduzida. Nesse caso, mínima de 5%. Tem espessura de 8mm.


Telhas Translúcidas de Polipropileno: são fabricadas a partir da composição de resinas termoplásticas especiais que favorecem a luminosidade natural do ambiente, ideiais para instalações em telhados, coberturas e fachadas. Elas permitem, em média, a passagem de 70% da iluminação natural.

Telhas Translúcidas: Produzidas em Fiberglass, as telhas translúcidas oferecem iluminação natural, economizando energia elétrica. Leves e fáceis de manusear podem ser usadas na indústria, comércio e residência.




Conhecendo todos os tipos de telhas e algumas de suas características, defina a escolha do tipo de telha a ser utilizado de acordo com o seu projeto e suas necessidades e faça a instalação das mesmas de acordo com as especificações do fabricante.

Veja também os tópicos:

O que são "Águas do Telhado", Passo a Passo!

Telhado Metálico, Passo a Passo!

As Partes dos Telhados de Madeira, Passo a Passo!




Abraço a todos!
Pedreirão.

13 comentários:

Anônimo disse...

Ótimos esclarecimentos. Obrigado por compartilhar essas informações.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, obrigado por contribuir com nossos conhecimentos.

Anônimo disse...

QUAL INCLINAÇAO DA TELHA DE CIMENTO?

Anônimo disse...

e qual o preço de cada telha de policarbonato ?

FERNANDORONIN disse...

Dicas fantásticas! Comentários seguidos de fotos! Obrigado!.

edison pio disse...

belo comentário. estava pesquisando alternativas de coberturas mais leves e acrescentaria as telhas (estilo romana) feitas de garrafas pet numa fábrica de Saquarema RJ. Apenas 5,8 kg o m2. Abraço!

Guii Felicissimo disse...

Boa tarde, Achei esse site na internet Telha Galvanizada eu
queria saber se eles são confiáveis, ou se vocês teriam alguém pra indicar telhas galvanizadas
aqui em São Paulo de preferencia em Itapevi.

Anônimo disse...

Minha casa tem oitao de 1 metro largura de 7 telhado de fibrocimento de 5 mm quero troca pra telhado de barro o que faço?

by Mike disse...

Se eu tirar uma telha ondulada de 2.50 X 0.88 e colocar o mesmo espaço de telhas de barro romana ...qual é a diferença de peso a mais no madeiramento ?

Unknown disse...

E telhas de Pvc são boas para um telhado de águas 1?
Tem durabilidade ou qual você indicaria?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá qual a inclinação precisa em telhados de Zinco com uma determinada espuma? Agradeço pela atenção desde já
.

Lala disse...

Olá, estou muito na dúvida de qual telhado colocar sobre a laje, Fibrocimento ou Zinco??
Sei que os dois passam calor, mas mesmo com a laje vai passar calor para o interior da casa??
Com o telhado de zinco ouve-se muito o barulho da chuva qdo o comodo não tem laje, e com laje? é possivel ouvir muito o barulho da chuva??